Mato Grosso, Ter�a-Feira, 30 de Abril de 2024     
Novo Portal
Encontro regional discute o conceito de agroecologia
Encontro regional discute o conceito de agroecologia
17/09/2003 16:51:23
por Coordenadoria de Comunicação Social


Começou na manhã de hoje, nas dependências Sesi, em Cáceres, 220 km de Cuiabá, o II Encontro Regional de Agroecologia e a II Feira de Produtos Agroecológicos. Sob a organização dos estudantes e do departamento de Agronomia da Unemat, campus de Cáceres, o evento tem como proposta discutir formas alternativas de produção e conservação do meio ambiente.


Durante a cerimônia de abertura, o reitor Taisir Karim disse que a iniciativa dos estudantes em organizar um Encontro com o objetivo de discutir questões relevantes ao desenvolvimento sustentável do estado demonstra a preocupação da Universidade em formar um profissional crítico e atuante.


“O estado precisa de profissionais bem preparados e capazes de contribuir com a qualidade de vida da população mato-grossense”, afirma Karim.


Em seguida, na palestra Agroecologia:estado da arte, o professor Rodrigo Aleixo (UFMT) fez uma análise da aplicação do conceito de na sociedade moderna. Na sua avaliação, a agroecologia como um modelo de desenvolvimento atende tanto o grande como o pequeno produtor. “Pode-se ter a Sociedade Rural Brasileira e o MST falando sobre agroecologia, cada grupo com seu ponto de vista, com perspectivas diferentes”.


A origem do termo remonta ao começo do século passado, mas ainda levanta questionamentos quanto a sua definição. “Ninguém discute a Matemática em um encontro. Já a agroecologia ainda tem muitas dúvidas sobre si mesma”.


Segundo Aleixo, a importância do Encontro reside no fato do debate tornar-se mais intenso no meio acadêmico e entre representantes da sociedade civil organizada.


Em sua segunda edição, o evento já conta com a participação de cerca de 400 inscritos. São estudantes dos Câmpusde Cáceres, Alta Floresta, Tangará da Serra e Barra do Bugres, do curso de Agronomia da UFMT, professores, agricultores, profissionais liberais e membros de ONG’s.


“O Encontro reúne estudantes do curso de Agronomia da região Centro-Oeste do País e profissionais qualificados, que irão discutir aspectos da produção agropecuária e conservação ambiental”, conclui Anderson Marques, chefe do departamento de Agronomia.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24690 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada